segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dica para a pequenada #2 - Cuidado com as otites

E para começar a semana mais uma dicazinha para os mais pequenos. Desta vez sobre uma coisa que nesta altura do ano é o pão nosso de cada dia: as malfadadas OTITES!


Além da dor e desconforto que causam aos nossos piolhos, quando muito frequentes elas podem afetar o desenvolvimento da fala e linguagem.


Sempre que uma criança passa por uma crise de otites a sua audição fica afetada, ainda que de uma forma passageira. Se estas otites forem frequentes, ela terá recorrentemente limitações em ouvir o que se passa à volta dela. Numa idade em que se está a descobrir o mundo, isto pode ser preocupante. A criança precisa de um sistema auditivo o mais íntegro possível para que possa perceber os sons da sua língua com clareza. Quando isso não acontece, é natural que a criança acabe por confundir sons como [l] e [r], [f] e [v] ou [s] e [z] por exemplo, pois têm muitas semelhanças.


Portanto já sabem, garantam que os piolhitos que vos estão relacionados tenham um acompanhamento otorrinolaringológico adequado.


Deixo-vos aqui um artigo sobre como evitar e tratar as ditas cujas: http://bebe.bolsademulher.com/1-a-3-anos/materia/como-evitar-e-tratar-a-otite-em-criancas/


Muito más experiências com as otites???

1 comentário: